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Características que Todas as Lojas Online Devem Incluir para Aumentar as Vendas

O crescimento do comércio eletrónico tem sido substancial nos últimos anos. Os consumidores redireccionaram os seus gastos em viagens e entretenimento para a compra de bens e serviços em lojas online.

Durante o início da pandemia em 2020, o Departamento de Comércio dos EUA registou um aumento de 31,8% no comércio eletrónico.

Com cada vez mais compras realizadas exclusivamente online, muitos proprietários de empresas aproveitaram a oportunidade para criar uma loja online para as suas respectivas marcas.

Embora a simples criação de uma loja online seja suficiente para que os consumidores frequentem a sua marca, há certas características do site de comércio eletrónico que devem ser consideradas para aumentar e acelerar as receitas.

Neste artigo, abordamos os seguintes tópicos:

 Modelos de negócio que podem criar lojas online
 Como otimizar a sua loja online
Onde encontrar o fornecedor certo de serviços de design de lojas online

Para começar, vamos descobrir se deve criar uma loja online para o seu negócio.


Modelos de negócio que criam uma loja online

Saber a que categoria pertence a sua empresa ajudá-lo-á a construir a sua estratégia global de marketing para o comércio eletrónico, permitindo-lhe determinar a sua área de incidência, oportunidades e ameaças.

Empresas a consumidores

As empresas B2C (Business-to-consumer) são aquelas que vendem os seus produtos ou serviços aos utilizadores finais. É o modelo de negócio mais comum com que os criadores de lojas online trabalham.

Tudo o que se compra numa loja online – roupa, material de limpeza, mercearias ou bilhetes de cinema – é uma transação B2C.

Empresa a empresa

No modelo business-to-business (B2B), as empresas vendem os seus produtos a outra empresa. O comprador actua frequentemente como intermediário e revende o produto ou serviço ao consumidor; neste caso, o comprador não é o utilizador final.

Este modelo tem frequentemente um valor de encomenda mais elevado e mais transacções recorrentes.

Do consumidor para a empresa

A venda de produtos ou serviços entre consumidores e empresas (Consumer-to-business – C2B) é efectuada por particulares a empresas de maior dimensão.

Atualmente, vemos cada vez mais pessoas a participar neste modelo, como freelancers e influenciadores das redes sociais. Estes indivíduos oferecem frequentemente preços mais competitivos do que as empresas.

De consumidor para consumidor

O modelo consumidor-consumidor (C2C) é aquele em que os consumidores se ligam uns aos outros para trocar bens e serviços.

Plataformas em linha como a Craigslist e o eBay foram os pioneiros deste modelo. No entanto, embora possa ser conveniente para a maioria dos consumidores, também apresenta algumas desvantagens, como a garantia de qualidade.

Vejamos agora as formas de potenciar a estratégia de marketing da loja online da sua empresa.


Como otimizar a sua loja online

Embora se possa trabalhar imediatamente com um fornecedor de serviços de criação de lojas online, seria útil saber: O que faz as melhores lojas online ?

1. Design do site da loja online de fácil utilização

Fazer com que os consumidores visitem a sua loja nunca é o objetivo final – o objetivo é proporcionar-lhes uma experiência de utilizador globalmente agradável. Caso contrário, podem acabar por abandonar o carrinho de compras e passar para o seu concorrente do lado ou, neste caso, para a loja online seguinte.

Sem dúvida, um design de loja online de fácil utilização é a caraterística mais crucial que se pode dar para evitar que os consumidores abandonem os seus carrinhos de compras.

Os criadores de lojas online sugerem que se tenha o seguinte:

1. Página inicial simples. Deixe que os seus consumidores saibam o que é a sua loja desde o início.
2. Barra de pesquisa. Permitir que os consumidores que sabem exatamente o que procuram pesquisem se um produto está disponível.
3. Categorias de produtos ou serviços. Ajude os seus clientes a navegar pelos seus produtos e a ver as suas opções.

Além de garantir que o seu site é de fácil utilização, não se esqueça de implementar a melhor estratégia de SEO para lojas online para tornar o seu conteúdo visível nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs).

2. Opções de pagamento múltiplas e flexíveis

Outra razão pela qual os clientes abandonam os carrinhos de compras é quando não têm opções para realizar o pagamento.

Se o abandono do carrinho de compras é frequente, deve considerar as suas opções de pagamento actuais. Depois, deixe que os consumidores concluam a última etapa do processo de compra, oferecendo diferentes opções de pagamento.

Vejamos os métodos de pagamento aceites pela Amazon:

– Cartões de crédito ou de oferta pré-pagos Visa, MasterCard ou American Express
– Visa (incluindo o cartão Visa Signature Amazon Rewards)
– Rede Discover
– American Express
– MasterCard/EuroCard
– China UnionPay (apenas cartão de crédito)
– Cartão da Loja Amazon
– Cartão Amazon Secured
– Diner’s Club (apenas para endereços de faturação nos EUA)
– JCB
– NYCE
– STAR

Como pode ver, é bastante exaustivo – é por isso que muitos consideram a Amazon um dos melhores sites de comércio eletrónico. Se é proprietário de uma pequena empresa, existem fornecedores de gateways de pagamento como o Stripe e o Paypal que pode integrar facilmente na sua loja online.

Estes fornecedores permitir-lhe-ão aceitar cartões, débitos bancários, transferências bancárias, vales, carteiras electrónicas e outras opções de pagamento, como “compre agora, pague depois”, para efetuar uma finalização de compra.

Dica para criadores de lojas online: Inclua uma funcionalidade que permita aos seus consumidores configurar e guardar os seus dados de forma segura para futuros pagamentos.

3. Serviço de Apoio ao Cliente

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Um fator importante para aumentar o ROI do seu comércio eletrónico, ou retorno do investimento, é fornecer ao seu cliente uma ajuda acessível. De acordo com a Microsoft, 90% dos consumidores americanos consideram o serviço de apoio ao cliente um fator importante quando tomam uma decisão de compra.

A integração de um plug-in de chat permite-lhe envolver os visitantes da sua loja online e responder às suas perguntas em tempo real, reduzindo simultaneamente os custos adicionais de assistência.

Alguns dos melhores plugins de chat em direto são:

 Zendesk
 Olark
 HubSpot
 Tidio
 LiveChat

Eis algumas vantagens da sua utilização:

Sistema automatizado de emissão de tickets
Respostas predefinidas
Relatórios e análises
Chatbot com IA para apoio ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana
Mensagens na Web, em dispositivos móveis e nas redes sociais
Suporte omnicanal

Dica de especialista em lojas online: Pergunte ao seu fornecedor de serviços de design de lojas online se inclui a integração de plug-ins de chat.

4. Comentários e opiniões sobre o site da loja online

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Hoje em dia, uma vez que os consumidores não podem ver ou testar o produto antes de o comprar, confiam nas avaliações das lojas online quando fazem compras online. Nós, por exemplo, frequentamos as secções de críticas da Amazon e do Facebook.

As melhores lojas online têm uma secção onde os clientes podem adicionar e ler críticas genuínas sobre os produtos, como no exemplo acima, site da Sol Lua. É também aí que pode demonstrar a qualidade do seu produto.

Os criadores de lojas online certos também podem adicionar outra secção, uma secção de perguntas e respostas (P&R) onde os seus clientes podem interagir uns com os outros. Certifique-se, no entanto, de que intervém quando houver perguntas a que os seus clientes não possam responder.

Dica de especialista em avaliações de lojas online: Não deixe as avaliações e os comentários sem resposta.

5. Características de uma loja online compatível com dispositivos móveis

Os dispositivos dos consumidores, em especial os telemóveis, são o novo “mercado” onde se realiza a maioria das transacções. Por isso, seria uma pena se o design da sua loja online não fosse responsivo a dispositivos móveis.

De acordo com a Statitsa, em 2021, 72,9% das vendas de comércio eletrónico a retalho serão efectuadas através de dispositivos móveis.

Por isso, para além de garantir que tem a melhor plataforma de comércio eletrónico para SEO e alojamento seguro de lojas online, é igualmente importante que o seu site seja compatível com dispositivos móveis.

Dica para criadores de lojas online: Peça ao seu fornecedor de serviços para utilizar um modelo ou tema responsivo a dispositivos móveis.

6. Programa de fidelidade

Quem é que não quer receber um bom negócio ou um tratamento especial extra como cliente? Crie uma experiência personalizada, oferecendo uma adesão em que os clientes fiéis podem beneficiar de preços especiais, promoções, ofertas e funcionalidades adicionais.

Os designers de lojas online promovem estrategicamente a funcionalidade do programa de fidelização na montra da sua loja. Além disso, também pode promover os seus descontos através de publicidade pay-per-click (PPC).

E depois, na sua estratégia de marketing para o comércio eletrónico, pode decidir se estes clientes fiéis podem ser os primeiros a conhecer novos produtos e serviços para aumentar o ROI do seu comércio eletrónico.

Sugestão de marketing para lojas online: Pode conceber cupões para enviar aos seus clientes através de uma newsletter.

7. Informações completas sobre o produto

As suas páginas de produtos devem incluir descrições simples mas pormenorizadas dos produtos: material, cor, medidas, ingredientes, local de origem, etc.

Tente pensar em possíveis perguntas que os seus consumidores possam fazer e responda-lhes nessa secção. Por exemplo, os consumidores perguntam muitas vezes sobre a garantia, por isso, não se esqueça de a considerar também.

Para além disso, inclua fotografias e vídeos de alta qualidade do seu produto.

Dica de especialista em estratégia de SEO para lojas online: Adicione uma secção “produtos relacionados” ou “os clientes também viram” em cada página de produto. E considere a utilização da melhor plataforma de comércio eletrónico para SEO.

Agora que conhece as características vitais de uma loja online a considerar, está pronto para dar o próximo passo para aumentar o ROI do seu comércio eletrónico.

Ou seja, encontrar uma empresa de criação de lojas online adequada.


Onde encontrar a empresa certa de criação de lojas online

Pode ser assustador encontrar o fornecedor certo de serviços de criação de lojas online. No entanto, tal como mencionámos neste artigo, as avaliações são fiáveis ou, neste caso, os testemunhos de clientes – e a WPexperts tem muitas histórias de sucesso para partilhar.

A WPexperts é uma agência de marketing digital especializada na criação de sites e marketing de lojas online. De WordPress ao Shopify, a nossa experiência comprovada em comércio eletrónico permitiu que alguns dos nossos clientes obtivessem um aumento de mais de 300% em menos de 9 meses.

Para obter informações, envie uma mensagem aos nossos especialistas em lojas online aqui ou, para obter assistência imediata, contacte-nos através do número +358 45 78337530.

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