Se quisermos dar um nome ao ponto de contacto mais crítico para o consumidor nesta era digital, um site profissional está lá em cima para a maioria das empresas. No entanto, no que diz respeito à criação de sites, alguns empresários contentam-se com menos, com a mentalidade de “não consertar o que não está estragado”.
Por isso, neste artigo, desafiamos essa ideia e ajudamo-lo a avaliar se está na altura de redesenhar o site da sua empresa. Encontrará dicas e informações úteis sobre:
• O que é um redesenho de um site?
• À procura de sinais: Preciso de serviços de redesenho de sites?
• Benefícios de trabalhar com uma agência de criação de sites
Em primeiro lugar, o que é uma redesenho de um site e em que é que difere de uma atualização de um site?
O que é o redesenhar o site?
O redesenho de um site é uma reformulação geral dos elementos existentes no site, como a codificação, o conteúdo, a estrutura e o aspeto visual, com o objetivo de proporcionar aos utilizadores uma melhor funcionalidade, estética e envolvimento.
Atualizar o seu site: Redesenhar o site vs. Atualizar o site
Os termos ” redesenho do site ” e ” atualização do site ” são muitas vezes utilizados indistintamente, mas há uma diferença notável entre os dois. Uma remodelação de um site é uma revisão completa de um site, enquanto uma atualização de um site é uma atualização mais superficial que se preocupa principalmente com as mudanças na frente visual.
O redesenhar o site inclui alterações ao layout, design, conteúdo e funcionalidade do site, como mencionado. Podem ser introduzidas novas características para além da revisão completa do código do site.
Entretanto, uma atualização do site é um processo mais superficial de atualização do site que se concentra na sua aparência. Este processo pode ser visto como uma pequena otimização do site, incluindo alterações ao esquema de cores, tipos de letra, imagens e disposição do site.
De qualquer forma, os redesenhos e as actualizações de sites são frequentemente realizados quando um site está desatualizado, já não reflecte a marca ou não está a cumprir os seus objectivos comerciais. Se pretende atualizar ligeiramente o aspeto do seu site ou torná-lo mais compatível com dispositivos móveis, considere uma atualização em vez de redesenhar completamente o seu site.
Mas se está inclinado para os serviços de redesenho da Web, mas ainda não tem a certeza, vamos analisar os sinais de que precisa de melhorar o design do site com um redesenho total.
À procura de sinais: Preciso de serviços de redesenho de site?
No mundo dos negócios, é crucial cortar os problemas pela raiz. Isso significa reconhecer os sinais de problemas numa fase inicial e agir rapidamente para os resolver. O mesmo se aplica ao design de sites – se vir sinais de alerta, não fique à espera.
Os cinco principais sinais de que está na altura de investir em serviços de redesenho de sites:
Sinal #1: Alta taxa de rejeição
Uma taxa de rejeição elevada é uma métrica que mede a percentagem de visitantes que abandonam o seu site depois de verem apenas uma página. Se a taxa de rejeição for elevada, pode ser um sinal de que o seu site não está a satisfazer as necessidades dos seus visitantes ou que não é fácil de navegar.
Como tal, para reduzir a taxa de rejeição através da otimização e redesenho do site:
• – Utilize uma linguagem simples nas etiquetas de navegação, mantendo o menu de navegação curto e direto e o conteúdo bem organizado.
• Criar conteúdo envolvente que mantenha os visitantes no seu site. Isto pode incluir páginas de serviço, publicações em blogues, vídeos ou infografias.
• Utilize apelos à ação eficazes para incentivar os visitantes a darem o passo seguinte desejado, como inscreverem-se na sua lista de emails ou fazerem compras.
Sinal #2: Design desatualizado
À medida que as tendências de design evoluem, um site pode começar a parecer desatualizado e pouco apelativo em comparação com os sites da concorrência. Se o seu site não estiver a acompanhar as tendências de design moderno, pode ser altura de mudar e melhorar o design do site.
Para um aspeto moderno, uma empresa ou especialista em web design pode sugerir a utilização do seguinte:
• Espaços em branco para criar uma sensação de equilíbrio e hierarquia no seu site. O espaço em branco não é “espaço desperdiçado”; torna o seu conteúdo mais legível e visualmente apelativo.
• Imagens de stock de alta qualidade. Ou pode contratar um fotógrafo para tirar fotografias novas para o seu site. Investir em recursos visuais faz com que o seu site pareça mais profissional e envolvente.
• Tipos de letra modernos como Roboto ou Lato. Estes tipos de letra são fáceis de ler e têm um ótimo aspeto em vários dispositivos.
Sinal n.º 3 Não é responsivo a dispositivos móveis
Em 2023, praticamente toda a gente passou a utilizar dispositivos móveis. Se o seu site não responde a dispositivos móveis, está provavelmente a perder potenciais clientes e vendas.
O Google até recompensa os sites com classificações mais elevadas que são compatíveis com dispositivos móveis, pelo que a atualização do seu site é vital para a visualização móvel. Assim, para melhorar o desempenho do site para os utilizadores móveis:
• Utilize modelos e temas responsivos se estiver a utilizar designs prontos a usar, para que o seu site ajuste automaticamente a disposição para se adaptar ao tamanho do ecrã do dispositivo em que é visualizado.
• Utilize tipos de letra e imagens grandes, uma vez que os utilizadores de telemóveis têm ecrãs mais pequenos, pelo que os tipos de letra e as imagens devem ser suficientemente grandes para serem facilmente legíveis.
• Optimize as suas imagens reduzindo o tamanho do ficheiro das mesmas para que carreguem mais rapidamente em dispositivos móveis.
Sinal #4 Tempo de carregamento lento
Um site deve carregar rapidamente, uma vez que os tempos de carregamento lentos podem naturalmente afastar os visitantes do seu site devido à frustração e impaciência, contribuindo para uma elevada taxa de rejeição. É melhor considerar a otimização e o redesenho do seu site se ele não carregar em dois ou três segundos.
Para além de escolher o fornecedor de alojamento adequado, tenha em conta o seguinte quando se trata de velocidade de carregamento:
• Utilize uma rede de distribuição de conteúdos (CDN) para entregar os seus conteúdos Web a partir do servidor mais próximo do utilizador. Se tiver utilizadores de todo o mundo, isto é particularmente útil.
• Evite utilizar demasiados plugins, uma vez que estes adicionam muito peso ao seu site, tornando-o mais lento. Os especialistas em WordPress podem escolher os plugins necessários para si.
• Carregue as suas imagens de forma ‘preguiçosa’ para que só sejam carregadas quando forem realmente necessárias.
Sinal #5 Fraco desempenho de SEO
Se o seu site não está a aparecer nas primeiras pesquisas no Google, Bing ou outros motores de busca, isso pode ser uma chamada para otimização de motores de busca (SEO) ou otimização de sites.
Para garantir que alcança o seu público-alvo, optimize o seu site utilizando as mais recentes tácticas de SEO e garanta que todas as páginas são devidamente indexadas e rastreadas. Para melhorar o desempenho do site nos motores de busca:
• Escolha palavras-chave ou frases que as pessoas provavelmente utilizarão quando procurarem o seu site. Pode utilizar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para o ajudar a encontrar as palavras-chave certas.
• Uma vez escolhidas as palavras-chave, é necessário utilizá-las em todo o site. Isto inclui as etiquetas de título, as meta descrições, os cabeçalhos e o conteúdo.
• Construir backlinks, que são ligações de outros sites para o seu site. Estes indicam ao Google que o seu site é valioso e tem autoridade. Pode construir backlinks através de blogues de convidados, marketing nas redes sociais e participação em fóruns online.
Compreensivelmente, mesmo que esteja disposto a aprender a redesenhar um site, as dicas mencionadas acima não são fáceis para toda a gente, especialmente para os empresários que têm as mãos cheias. Mas não se preocupe; tem sempre a opção de contratar uma empresa de web design ou um especialista.
Benefícios de trabalhar com uma agência de web design
O investimento em serviços personalizados de criação de sites para pequenas empresas trará muitos benefícios. Lembre-se de que um site com design profissional fará mais do que apenas ter uma boa aparência. Atualizar ou melhorar o design do site é:
• Facilite aos visitantes a procura do que pretendem e a realização da ação desejada.
• Dê aos visitantes confiança na sua marca e na sua capacidade de cumprir as suas promessas.
• Converta mais visitantes em clientes ou contactos.
• Ajude o seu site a aparecer mais alto nos resultados de pesquisa para que mais pessoas o possam encontrar.
• Assegure-se de que o seu site é acessível e visualizável em todos os dispositivos e navegadores para que ninguém fique de fora.
• Mostre melhor os seus produtos na sua montra online se tiver uma loja online.
Por isso, se não tiver a certeza de que o seu site está à altura, esse é o sinal verde para um redesenho do site. E embora os modelos e temas prontos sejam suficientes para alguns, os serviços de criação de sites personalizados para pequenas empresas são sempre a melhor escolha, ajudando-o a destacar-se da concorrência.
O seu site é o seu vendedor digital: Escolha serviços de criação de sites personalizados para pequenas empresas
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