Uma loja online bem construída abre um mundo de oportunidades para as empresas, permitindo-lhes alcançar mais clientes e aumentar as vendas de formas que as lojas tradicionais nem sequer sonham. Mas construir uma loja online de elevado desempenho não é fácil. Os melhores sites de comércio eletrónico requerem um planeamento cuidadoso, pensamento criativo e as ferramentas certas.
Pode ser uma loja online que está a começar ou uma empresa experiente que procura maximizar o desempenho da sua loja atual. De qualquer forma, pode utilizar este artigo para criar uma loja online com sucesso a longo prazo.
Neste artigo, abordamos:
• Porquê investir no design do site de comércio eletrónico
• Dicas para maximizar o desempenho da sua loja online
• A experiência do utilizador é o que importa
• Próximos movimentos: Comece a criar sites de comércio eletrónico orientados para a conversão com a WPexperts.
Porquê investir no design da sua loja online
Não se pode simplesmente pegar num modelo da Internet e esperar que a sua loja online tenha um bom desempenho. Para que tenha um aspeto profissional, corresponda às expectativas dos clientes e gere resultados para a sua empresa, é fundamental investir num design de qualidade.
As primeiras impressões importam
Só temos uma oportunidade de causar uma primeira impressão, e isso não poderia ser mais verdadeiro no mundo do comércio eletrónico. O design do seu site de comércio eletrónico é a primeira interação que um cliente tem com a sua empresa, definindo o tom para toda a sua experiência de utilizador de comércio eletrónico.
“Quer se trate de tempo de carregamento lento, má organização da navegação/conteúdo, falta de imagens ou imagens de baixa qualidade, pop-ups intrusivos, passos desnecessários no fluxo de check-out ou taxas de envio exorbitantes, existem muitas formas de o design de um site [de comércio eletrónico] transformar uma potencial venda num carrinho abandonado”, afirmou André Lopes, Fundador da WPexperts.
Pense nisso: O que faria se chegasse a um site com um design desatualizado ou difícil de navegar? Provavelmente clicaria e procuraria outra empresa que fosse mais fácil de usar.
Os serviços de criação de sites de comércio eletrónico centrados na conversão podem ajudá-lo a evitar esta situação. Com uma equipa de design profissional, poderá criar uma interface visualmente apelativa que atraia os clientes e os faça querer explorar mais a sua loja.
A credibilidade vem do design
O design do seu site é um reflexo do seu negócio. Uma má criação de sites de comércio eletrónico faz com que os clientes questionem a sua credibilidade e a qualidade dos seus produtos. Por outro lado, um site profissional e bem concebido inspira confiança nos clientes.
Na era digital atual, em que os clientes têm muito por onde escolher, “é importante ter em conta a experiência completa do utilizador. Depois de anos a fazer compras em sites concebidos a pensar no utilizador, como a Amazon, os consumidores esperam uma experiência perfeita”, disse André.
As pessoas (e os motores de busca) adoram um bom design
Uma boa criação de sites de comércio eletrónico é uma combinação de conhecimentos técnicos e de compreensão das preferências humanas. Quando bem feita, não só proporciona uma excelente experiência de utilizador de comércio eletrónico, como também ajuda a ser notado pelos motores de busca.
As estratégias de marketing mais bem sucedidas para as empresas de comércio eletrónico incluem sempre um site bem concebido. Os clientes querem encontrar os produtos de que necessitam de forma rápida e fácil. Da mesma forma, os motores de busca só querem os melhores sites na sua primeira página. Um bom design ajuda-os a fazer isso.
Como reduzir o abandono do carrinho com uma estratégia de email de acompanhamento
A questão seguinte é: como lembrar os seus clientes de comércio eletrónico dos negócios inacabados?
A resposta simples é o email.
“Um email de abandono de carrinho bem elaborado pode ser uma ferramenta poderosa para recuperar vendas perdidas”, disse André Lopes, gerente de marketing por email da WPexperts.
“Ao lembrar os clientes sobre os itens deixados no carrinho, abordar quaisquer objeções ou preocupações que eles possam ter e fornecer informações adicionais sobre o produto, você pode incentivá-los a concluir a compra.”
Uma estratégia de email de acompanhamento ajuda-o a fazer com que esses clientes voltem à sua loja e convertam.
É claro que pode resolver todos os problemas de comércio eletrónico na sua loja online, mas isso é outra história. Lembre-se, não pode resolver tudo de uma vez, e é aí que entra um email automatizado de abandono de carrinho para ajudar a impulsionar o envolvimento do email e aumentar as suas vendas online.
Elementos que cativam os compradores de comércio eletrónico
Agora que já tratámos disso, vejamos alguns elementos que contribuem para uma excelente loja online.
Navegação sem falhas e funcionalidade de pesquisa
Esta é auto-explicativa. Os clientes devem ser capazes de encontrar os produtos em que estão interessados de forma rápida e fácil. Se não conseguirem, pode perdê-los. Afinal, “a navegação e a organização dos produtos são fundamentais porque funcionam como os “corredores da loja”, que ajudam a orientar os compradores para os produtos que procuram”, disse André.
Basta olhar para o site da Amazon. Não só é fácil de navegar, como também tem filtros úteis e opções de pesquisa que facilitam aos clientes encontrar exatamente o que procuram. Isto contribui para uma experiência de utilizador de comércio eletrónico muito melhor e incentiva os clientes a permanecerem no site durante mais tempo.
Capacidade de adaptação do design nos telemóveis
Pergunte por aí e verá que a maioria das pessoas faz compras online através dos seus telemóveis. Isto significa que ter um site responsivo a dispositivos móveis é absolutamente essencial se quiser competir no mundo do comércio eletrónico.
Certifique-se de que o design do seu site de comércio eletrónico pode ajustar o seu layout para se adaptar a qualquer dispositivo – computador, tablet ou smartphone – para que os clientes tenham uma experiência consistente, independentemente do dispositivo que estejam a utilizar.
Uma boa regra geral é testar o seu site em diferentes navegadores e dispositivos antes de o lançar. Isto ajuda-o a identificar antecipadamente quaisquer problemas potenciais com a criação de sites de comércio eletrónico e a fazer as alterações necessárias.
Páginas de checkout simples, seguras e cómodas
Imagine encontrar o produto perfeito apenas para descobrir que a página de checkout é complicada e confusa. Isto pode ser suficiente para induzir o abandono do carrinho de compras e levar os clientes a procurar outro sítio.
Em vez disso, conceba uma página de pagamento segura e fácil de utilizar. Certifique-se de que todos os campos estão claramente identificados para que os clientes saibam exatamente o que têm de preencher antes de concluírem a compra. Se estiver a utilizar um processador de pagamentos de terceiros, como o PayPal ou o Stripe, certifique-se de que está corretamente integrado no seu site, para que os clientes não tenham de se esforçar para concluir a encomenda.
Uma má experiência de checkout aumenta a taxa de abandono do carrinho de compras e pode prejudicar os seus resultados.
Comentários, classificações e testemunhos de clientes
Não quer ser o tipo de empresa que faz promessas loucas e nunca cumpre. Ter comentários, classificações e testemunhos de clientes no seu site ajuda a criar confiança e credibilidade junto dos potenciais clientes. Como no exemplo acima, do site da Sol Lua
“Os compradores querem saber se o produto que estão prestes a comprar é tão bom como parece nas fotografias”, afirmou André.
“Se uma empresa de comércio eletrónico está a vender um produto de qualidade a um preço justo, não deve hesitar em incluir avaliações de compradores com imagens, se possível.”
Certifique-se de que o sistema de avaliação é fácil de utilizar para que os clientes possam deixar os seus comentários sem grandes complicações.
“Este tipo de conteúdo gerado pelo comprador é muito útil para incutir confiança e persuadir os compradores a comprar”, acrescentou André.
As empresas de criação de sites de lojas online são especializadas na criação de sites personalizados que apresentam as suas melhores críticas e classificações para aumentar a confiança dos clientes.
Fotografia de produtos de alta qualidade
Para as empresas baseadas em produtos, uma boa fotografia é essencial. Não precisa de ser um fotógrafo profissional, mas ter boas fotografias dos seus produtos irá certamente ajudá-lo a fazer mais vendas.
“Imagens de alta qualidade e de alta resolução de todos os ângulos do produto, embalagens e imagens de referência para tamanho e escala são essenciais”, disse André.
“Dependendo da categoria do produto, imagens de estilo de vida (do produto em utilização) ou imagens que mostrem detalhes, ajuste e texturas têxteis também podem ser diferenciadores para ajudar os compradores a selecionar os artigos certos.”
O ideal é investir em fotografias profissionais, se o seu orçamento o permitir. Mas, se não for possível, tente pelo menos tirar fotografias nítidas e detalhadas que captem o produto de diferentes ângulos. Estas estratégias de marketing para o comércio eletrónico dão aos clientes uma melhor ideia do que estão a comprar e ajudam-nos a decidir se vale ou não a pena gastar o seu dinheiro.
Para as empresas de serviços, as imagens de alta qualidade são igualmente importantes. Invista em fotografias profissionais da sua equipa e do espaço do escritório para que os potenciais clientes possam ver as pessoas por detrás do seu negócio.
Preços claros e transparentes
As lojas online como as do WooCommerce funcionam exatamente como as lojas tradicionais – os clientes têm de saber quanto estão a gastar antes de se comprometerem. Não queremos que as pessoas se sintam surpreendidas ou enganadas quando chega a altura da página de finalização da compra.
André listou alguns fatores que você deve considerar ao desenvolver sua estratégia de preços:
– Estratégia de preços omnicanal
– Exclusividade do canal
– Se deve incluir o envio gratuito e se existe uma estratégia de compra mínima
– Políticas de MAP, ofertas e descontos
“O principal objetivo aqui é que o retalhista em linha mantenha uma margem de lucro saudável e que o comprador sinta que está a obter um bom valor pelo seu dinheiro”, disse André.
As estratégias de marketing do comércio eletrónico que escondem os custos até ao último minuto não criam confiança, levando ao abandono dos carrinhos de compras.
Dicas para maximizar o desempenho da sua loja online
Não basta saber quais os elementos a incluir na sua loja online. Também é necessário saber como optimizá-los para obter o máximo desempenho e vendas.
Aqui está uma lista de verificação das melhores práticas de design de sites de comércio eletrónico para o ajudar a começar.
Dica #1: Não se esqueça das palavras-chave
Desde as descrições dos produtos, ao conteúdo da página inicial e aos artigos do artigo, certifique-se de que utiliza as palavras-chave certas em todo o site. Estratégias de marketing de comércio eletrónico de otimização de motores de busca (SEO) bem elaboradas podem fazer maravilhas pela visibilidade e tráfego do seu site.
Utilize ferramentas como o Planeador de palavras-chave do Google para encontrar as melhores palavras-chave para o seu nicho. No entanto, não se preocupe demasiado com as palavras-chave. Encher o seu conteúdo com demasiadas palavras-chave pode ter um efeito contrário e fazer com que seja penalizado pelos motores de busca.
Investir em serviços profissionais de criação de sites de comércio eletrónico garante que o seu site seja compatível com SEO e optimizado para pesquisa orgânica.
Dica #2: Utilizar os dados do site
Uma loja online só pode ir até certo ponto com a estética e o design. Também são necessários dados para acompanhar o comportamento dos clientes, o desempenho das vendas e o tráfego do site. Estes dados podem informar qual o design a utilizar, quando o utilizar e como o deve ajustar para aumentar as conversões.
No entanto, “embora possa ser tentador incluir pop-ups a solicitar emails e números de telefone, utilize-os com moderação, uma vez que os compradores perdem a paciência e o interesse quando são bombardeados com demasiadas vendas adicionais e pedidos de informações pessoais”, alertou André.
Ferramentas como o Google Analytics ajudam-no a compreender o percurso do cliente e a fazer as alterações necessárias para melhorar o desempenho do seu site. As melhores lojas online utilizam dados para apoiar as suas decisões, por isso, assegure-se de que tem algo em vigor para medir e analisar o comportamento do cliente.
André disse que “o seu site nunca está verdadeiramente completo”, o que significa que precisa de ser constantemente ajustado, atualizado e melhorado.
Se não souber como utilizar estas ferramentas, então a subcontratação de empresas de criação de sites de comércio eletrónico é a forma mais rápida de realizar o trabalho. Estas empresas fornecem-lhe toda a análise de dados e métricas de que necessita para tomar decisões informadas sobre a otimização do design.
Dica #3: Escolha o nome de domínio correto
Está a andar na rua e vê uma loja com um nome fixe. Entrava nela? É provável que sim. O mesmo se aplica à sua loja de comércio eletrónico.
O seu nome de domínio é a primeira coisa que os clientes verão quando visitarem o seu site. Certifique-se de que é cativante e fácil de memorizar para que as pessoas se lembrem dele e voltem para futuras compras.
Certifique-se de que também reflecte quem é e o que faz a sua empresa. As suas estratégias de marketing para o sucesso do comércio eletrónico podem depender disso!
Dica #4: optimize as suas páginas de produtos
São o coração da sua loja online, pelo que é essencial garantir que estão actualizados e optimizados para a experiência de utilizador do comércio eletrónico. Inclua descrições de produtos bem escritas que deem aos clientes uma ideia de como são os produtos.
Enumere todas as características, dimensões, materiais e muito mais para que os seus clientes compreendam o que estão a comprar e os incentive a comprar mais. Também deve utilizar imagens que reflictam com exatidão os seus produtos, para que os clientes saibam exatamente o que estão a receber quando fazem o check-out.
Recomendamos também que coloque uma secção de comentários em cada página de produto. Isto permite que os clientes vejam o que outras pessoas pensam sobre o produto, tranquilizando-os e aumentando as suas hipóteses de efetuar uma compra.
Dica #5: Torne o seu site rápido
O design de lojas online não se resume ao que se vê. Tem também a ver com a rapidez com que se consegue obter o que se pretende. Nada frustra mais os compradores de comércio eletrónico do que um site lento que demora uma eternidade a carregar páginas ou a processar encomendas.
A velocidade do site anda de mãos dadas com a atualização do seu site; é por isso que André recomenda que se evite cortar nos cantos e que se invista numa “plataforma totalmente integrada que não só proporcione uma excelente experiência de compra, como também se ligue através de API aos seus sistemas empresariais existentes para acompanhamento de conversões, CRM, gestão de inventário, expedição e contabilidade”.
Invista num bom alojamento e optimize o seu site para obter a máxima velocidade. Isto mantém os clientes envolvidos e aumenta as hipóteses de concluírem uma compra em vez de desistirem a meio porque demora muito tempo.
Conclusão: O que importa é a experiência do utilizador
No final do dia, tudo se resume à experiência do utilizador da loja online. Com que rapidez e facilidade podem os clientes navegar no seu site, encontrar o que precisam e efetuar uma compra? André aconselha a “antecipar as suas necessidades e tê-las em mente em cada passo do percurso de compra”.
Afinal de contas, são os seus clientes de comércio eletrónico que mantêm o seu negócio a funcionar. Preste muita atenção às suas necessidades e crie um design de site de comércio eletrónico que os satisfaça. Embora existam toneladas de estratégias de marketing de comércio eletrónico, tudo se resume a proporcionar a melhor experiência de utilizador possível.
Comece a criar sites de lojas online orientados para a conversão com a WPexperts
Construir um site para a sua empresa é como pintar as paredes de uma casa. Pode escolher cores e designs bonitos, mas se não o fizer corretamente, toda a estrutura pode sofrer no final.
Na WPexperts, compreendemos este conceito – é por isso que a nossa equipa trabalha incansavelmente para criar as melhores lojas online que sejam esteticamente agradáveis e construídas tendo em conta as necessidades dos clientes. Utilizamos informações baseadas em dados para conceber interfaces de utilizador que tornam as compras fáceis e agradáveis, ajudando a aumentar as vendas de grandes e pequenas empresas.
Deixe-nos ajudá-lo a transformar a sua loja online numa potência optimizada hoje mesmo.
A WPexperts é uma agência de marketing digital especializada na criação de sites e marketing de lojas online. Especialistas em WordPress e WooCommerce, a nossa experiência comprovada em comércio eletrónico permitiu que alguns dos nossos clientes obtivessem um aumento de mais de 300% em menos de 9 meses.
Para obter informações, envie uma mensagem aos nossos especialistas em lojas online aqui ou, para obter assistência imediata, contacte-nos através do número +358 45 78337530.