pesquisa local

Como é que domina a pesquisa local? Aqui estão as formas seguras de o fazer

Se ainda não se concentrou na sua pesquisa local, então não está a optimizar totalmente a sua campanha de marketing digital. O estudo de 2021 da Milestone sublinhou o papel fundamental que a pesquisa local desempenha na estratégia global de marketing online das empresas. O estudo procurou responder às questões mais prementes sobre qual o canal que canaliza mais tráfego do site.

Mais importante ainda, procurou identificar qual o canal com a taxa de conversão mais elevada durante um período consistente. Como poderá depreender do gráfico abaixo, a pesquisa orgânica continua a dominar as classificações de tráfego digital, trazendo 46,5% do total de visitas ao site. No entanto, o que o pode surpreender é a pesquisa local, que ficou claramente em segundo lugar em termos de tráfego, com 22,6%

 
Google My Businness
 

Para chegar a esta conclusão, a Milestone estudou mais de 500 sites, quase 180 milhões de visualizações de páginas e 63 milhões de sessões entre janeiro de 2020 e junho de 2021. Também fizeram a distinção entre sites com e sem localização.

No entanto, embora o tráfego orgânico pareça ser a forma mais eficaz de atrair visitantes para os seus sites, a pesquisa local tem o maior potencial de conversão. Por exemplo, de acordo com o estudo da Milestone, a quota de receitas do tráfego local é de 25,5%, enquanto as visualizações de página se situam num respeitável valor de 28,6%.

Deve ser holístico na sua estratégia de marketing digital, combinando a pesquisa orgânica e local com o marketing de ligação e os anúncios pagos. Como pode ver no gráfico seguinte, a combinação da sua pesquisa orgânica e local dar-lhe-á potencialmente cerca de 69% do tráfego total.

Outra estratégia que tem passado despercebida é a das hiperligações de alta qualidade ou de referência, que traz quase 10% do tráfego total. O tráfego de referência refere-se a cada visita à página resultante de uma ligação que um cliente segue a partir de outro site.

Entretanto, os anúncios pagos são o montante que paga depois de licitar para colocar um anúncio numa plataforma ou espaço digital específico. Em última análise, a empresa que estiver disposta a pôr as mãos na massa terá provavelmente sucesso na obtenção de tráfego de referência.

 
SEO
 

Afinal de contas, obter menções orgânicas de sites fiáveis dá trabalho. É também por isso que as ligações de afiliados são um bem precioso, uma vez que cada referência bem sucedida recebe um pagamento de 100 dólares.

 

Responda a estas perguntas e melhore imediatamente a sua campanha de marketing de pesquisa

 

Outro factor que deve ter em conta é a forma como os clientes se comportam quando procuram produtos ou serviços em linha.

Aqui estão três estatísticas cruciais que deve conhecer:

  • O consumidor médio utiliza o seu telemóvel para procurar o endereço de uma loja local em metade das vezes.
  • Cerca de 53% dos inquiridos recorrem à Internet para procurar direcções para encontrar uma empresa local.
  • Por último, mais de 5 em cada 10 clientes pesquisam o horário de funcionamento.
 
SEO
 

Agora, se redireccionou a sua campanha de SEO para abordar essas consultas de pesquisa, já tem uma clara vantagem sobre os seus concorrentes. Naturalmente, o pressuposto é que já optimizou o seu perfil do Google My Business (GMB) e tem uma presença generalizada em plataformas locais como o Google Maps, o Foursquare, o Bing e o Yelp.

Seis técnicas para dominar a estratégia de pesquisa local

 

Certifique-se de que segue estas técnicas.

  1. Google My Business (GMB)

O GMB é uma forma fácil de aumentar a sua visibilidade local. Além disso, não tem um acesso pago, pelo que pode criar o seu perfil sem qualquer custo adicional. A partir daqui, pode começar a fixar a sua localização no Google Maps para garantir que os seus clientes o encontram.

Criar um é bastante simples. O Google irá guiá-lo através do processo, que é o seguinte:

  • Introduza completamente e com exactidão as informações necessárias
  • Escreva uma descrição da sua actividade
  • Preencha as informações sobre o seu horário de funcionamento
  • Seleccione a categoria de negócio adequada
  • Seleccione todos os atributos necessários
  • Confirme a sua localização

Também não precisa de uma loja para criar um perfil GMB, desde que possa contactar os seus clientes pessoalmente.

  1. Desenvolva o seu site para SEO

Um erro comum das pequenas empresas é criar o seu site com criadores gratuitos, como o WordPress. No entanto, vale a pena investir na contratação de programadores Web experientes, tendo em conta os potenciais retornos. Por exemplo, a pessoa comum pensa que os sites são concebidos para as empresas chegarem aos seus clientes. Mas isso é apenas meia verdade.

Os programadores concebem site para que o Google e outros motores de busca indexem e arquivem correctamente o seu site. O processo é designado por optimização para motores de busca ou SEO. Pense em SEO como colocar sinais de néon para as pessoas encontrarem a sua localização no deserto.

Dispõem de diferentes técnicas para optimizar os seus sites, incluindo:

  • Reduzir, se não eliminar, a utilização do Flash
  • Desenvolvimento para dispositivos móveis
  • Assegurar uma arquitectura adequada do site
  • Conceber para uma navegação fácil
  • Esboço do URL descritivo
  • Optimização de vídeos e imagens

Por exemplo, a optimização da sua imagem é uma forma infalível de aumentar o seu tráfego. O problema mais comum enfrentado pelos sites é o tempo de carregamento lento. O objectivo é comprimir as imagens sem sacrificar a qualidade, especialmente se estiver a manter um site de comércio electrónico.

Normalmente, a optimização de imagens envolve quatro elementos:

  • Nível de compressão
  • Tamanho do ficheiro
  • Altura e largura
  • Etiqueta Alt

Um programador Web profissional terá uma lista de verificação de procedimentos para optimizar o seu site para SEO. Infelizmente, as pequenas empresas concentram-se demasiado nos potenciais despesas de contratação de especialistas, em vez das oportunidades que perdem. A optimização de imagens tem como objectivo criar imagens de alta qualidade com o menor tamanho de ficheiro possível. Três elementos principais desempenham aqui um papel importante:

  1. Estabelecer pesquisas locais

O que é que os seus clientes-alvo procuram quando efectuam pesquisas locais? Mas, mais importante ainda, quais são as palavras-chave de cauda longa que escrevem na caixa de pesquisa do Google? Pode utilizar o Google AdWords para obter as palavras-chave de pesquisa local mais populares, que pode utilizar para o seu conteúdo.

A análise do tráfego do seu site também determinará quais as palavras-chave que as pessoas utilizam quando se deparam com o seu site. Conhecer as pesquisas locais é crucial para a sua empresa, uma vez que estas conduzem frequentemente a compras em cerca de 78% das vezes.

O gráfico significa que 7 em cada 10 clientes que encontraram o seu site através dos seus telemóveis irão provavelmente comprar o seu produto ou contratar os seus serviços.

Google Maps

  1. Perguntas frequentes

As perguntas frequentes permitem-lhe envolver os seus visitantes sem os pressionar demasiado a agir. Elas eliminarão os obstáculos à conversão dos seus visitantes em clientes.

A secção de FAQs é uma forma fácil de criar ligações internas, o que melhora a sua pontuação de SEO. Também lhe permitirá subir na classificação da pesquisa orgânica, respondendo a perguntas gerais sobre o seu sector específico.

Como sabe, a pesquisa orgânica constitui a maior parte do tráfego total do site. No entanto, a secção de FAQ deve responder a todas as suas questões prementes e dar-lhes uma melhor compreensão da sua organização e da forma como pode responder às suas preocupações.

A última coisa que quer é que os seus visitantes se sintam enganados depois de lerem as suas FAQs. Por isso, não só deve ter uma página de FAQ, como deve ter um lugar de destaque no seu site onde os visitantes a possam encontrar facilmente.

  1. Optimize para dispositivos móveis

Optimizar significa melhorar a experiência do utilizador dos seus clientes e potenciais clientes. O processo envolve vários elementos:

  • Totalmente responsivo
  • Navegação fácil
  • Tempo de carregamento rápido
  • Ajusta-se automaticamente ao tamanho do ecrã
  • Tamanho da imagem e do texto

O algoritmo do Google está agora orientado para as pesquisas em dispositivos móveis. Mas o gigante da tecnologia está apenas a atender a um público capturado. Por exemplo, 6 em cada 10 consumidores utilizam os seus smartphones para pesquisar online. Por isso, se o seu site não estiver optimizado para dispositivos móveis, é provável que afaste muitos dos seus potenciais clientes.

Google SEO

E lembre-se, os clientes que encontram o seu site através de uma pesquisa nos seus telemóveis estão preparados para gastar o seu dinheiro. Por fim, deve optimizar o seu website para a pesquisa por voz. Infelizmente, apenas cerca de 27% das pessoas utilizam actualmente o Google Assistant, a Siri ou qualquer outra aplicação inteligente para as suas pesquisas online. Mas é melhor estar preparado quando a utilização do utilizador acabar por alcançar a tecnologia de IA por voz.

  1. CTAs

As chamadas para acções são declarações que levam o potencial cliente a dar o passo seguinte no percurso do cliente. Se forem correctamente executadas, as CTA simplificam o processo de vendas, uma vez que indicam ao leitor para onde deve ir, ou seja, normalmente para seguir o seu funil de conversão.

Entre os exemplos de CTAs estão:

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Pode escrever tantas variações quantas desejar. Mas é crucial usar verbos fortes e frases claras para evitar confundir o leitor sobre o que quer que ele faça.

Conclusão

 

A pesquisa local é um componente fundamental de qualquer estratégia de marketing digital eficaz. A estratégia de marketing é tão crítica que o Google tem uma directriz separada dedicada à SEO local para empresas.

Quando faz uma pesquisa no Google, o motor de busca classifica os resultados de acordo com três factores: proximidade, relevância e destaque. Como pode ver, a pesquisa local preenche todos estes três factores. Por isso, se conceber ou reformular o seu site, verifique com o seu programador Web se a pesquisa local está optimizada. É demasiado importante para a ignorar continuamente. Entre em contacto com um especialista hoje mesmo.

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