O desperdício de publicidade acontece quando se gasta dinheiro em campanhas de publicidade e marketing que não trazem qualquer lucro para a empresa.
Cada euro é importante quando se gasta em publicidade. É necessário certificar-se de que as suas estratégias de publicidade estão a funcionar corretamente para evitar um problema fundamental – o desperdício de publicidade.
Com tantas opções rentáveis e personalizáveis, tem as ferramentas necessárias para evitar o desperdício. Então, como é que as utiliza?
Esta página divide os desperdícios de publicidade nas secções seguintes:
• O que é o desperdício publicitário?
• Quais são as causas do desperdício publicitário?
• Como evitar o desperdício de publicidade
Continue a ler para saber mais! Se quiser falar com um especialista sobre como evitar o desperdício de anúncios, entre em contacto connosco hoje mesmo!
O que é o desperdício publicitário?
O desperdício de anúncios é o dinheiro gasto em campanhas de publicidade e marketing que não geram lucro para a sua empresa. O desperdício de anúncios pode ocorrer com qualquer método de marketing e publicidade digital ou tradicional.
Exemplo de desperdício de publicidade
Digamos que tem uma pequena empresa de panificação. Pode não ter um grande orçamento para publicidade, mas quer divulgar o seu nome. O desperdício de publicidade pode acontecer da seguinte forma:
- Gasta 1000 euros numa campanha publicitária que é suposto informar as pessoas sobre as promoções do dia de abertura.
- Descobre que apenas 56% das visualizações do seu anúncio deram origem a cliques, o que significa que a maioria das pessoas não ficou a saber das suas promoções ou da sua empresa.
- Não obteve lucro com a sua campanha publicitária, o que resultou num desperdício de anúncios.
Este cenário é apenas uma das formas em que o desperdício de anúncios pode prejudicar a sua empresa e a sua oportunidade de lucrar.
Quais são as causas do desperdício de publicidade?
Existem algumas causas diferentes para o desperdício de publicidade, incluindo:
• Fraude nos anúncios
• Bloqueio de anúncios
• Má segmentação
Vamos analisar cada um deles para ver se e como pode evitar o desperdício.
Fraude publicitária
A fraude em anúncios envolve o aumento de impressões, cliques e dados de conversão para obter ganhos financeiros. Este processo acaba por prejudicar o anunciante e desperdiçar o seu orçamento.
Existem muitos tipos de fraude de anúncios, mas, em geral, o principal perpetrador são os cliques de bots. Para evitar a fraude de anúncios, pode:
• Pesquisar diferentes plataformas de alojamento de anúncios para encontrar fontes com boa reputação.
• Monitorizar o tráfego e procurar quaisquer alterações acentuadas que não se reflictam nas suas conversões.
• Encontrar anomalias nos dados de backend, como endereços IP e geolocalização.
Bloqueio de anúncios
O bloqueio de anúncios utiliza um software específico para impedir anúncios no browser e no dispositivo de um utilizador. O utilizador não tem de ver qualquer anúncio, o que pode ser uma vantagem para ele. No entanto, isso também significa que não pode publicar anúncios nem garantir que o utilizador os veja.
No entanto, os bloqueadores de anúncios não são um problema inerente. Embora não existam muitas formas directas de contornar os bloqueadores de anúncios, pode utilizar métodos de publicidade alternativos (como o email ou as redes sociais) para o ajudar a encontrar formas de atingir as pessoas que sejam menos intrusivas.
Má seleção de alvos
A última causa do desperdício de anúncios é a má seleção de anúncios. Neste caso, os seus anúncios podem não apelar às pessoas certas. Se não se concentrar naqueles que mais precisam dos seus produtos ou serviços, estará a gastar dinheiro com aqueles que nunca se converterão.
Por exemplo, digamos que só serve clientes em Dallas, Texas. Se não deixar isso claro na sua estratégia de publicidade, pode estar a perder tempo a fazer publicidade para quem não está na sua área. Eles vêem um anúncio que não querem, e você perde dinheiro com impressões vazias.
Como evitar o desperdício de publicidade
Agora que já abordámos algumas causas do desperdício de publicidade, podemos começar a evitá-lo. Para evitar o desperdício de publicidade, siga os passos seguintes.
1. Concentre-se no seu público.
O primeiro passo para qualquer campanha de marketing ou publicidade digital é encontrar o seu público-alvo. À medida que constrói o seu público, pode criar conteúdos que o atraiam e evitar visar as pessoas erradas.
Pode utilizar a sua base de clientes atual e o seu cliente ideal para criar o seu público-alvo. Alguns factores a considerar no seu público-alvo publicitário podem ser:
• Idade
• Sexo
• Rendimento
• Título do emprego
• Localização
Depois de reunir essas informações, pode ir ainda mais longe e criar buyer personas publicitárias. Estas personas podem detalhar os sites sociais que os seus clientes potenciais preferem, o conteúdo com que mais se envolvem e até o dispositivo que utilizam.
2. Limpe a sua estratégia de redireccionamento
O retargeting consiste em recordar os visitantes do site sobre os seus produtos ou serviços depois de terem saído do site sem comprar. Quando as pessoas visitam o seu site, pode recolher dados sobre elas e ver as acções que realizaram ou não.
A partir daí, pode mostrar-lhes anúncios sobre a sua empresa que lhes recordem os seus serviços.
Os anúncios redireccionados podem ter um aspeto diferente consoante a sua empresa e o percurso do cliente. Por exemplo, se notar que as pessoas estão a sair do seu site com artigos no carrinho, pode direcionar anúncios para esses produtos ou enviar um email a lembrar-lhes que devem concluir a compra.
3. Personalize os seus anúncios
A criação de conteúdo personalizado é fundamental para evitar o desperdício de anúncios. De facto, 54% das pessoas querem ver conteúdo personalizado de acordo com os seus interesses, e isso inclui os seus anúncios. Se der às pessoas conteúdo que se aplica diretamente aos seus interesses, elas estarão mais interessadas em comprar.
Digamos que a sua base de clientes ideal é constituída por fãs de desporto. Nesse caso, pode criar anúncios que visem esse grupo demográfico e destaquem o seu serviço. Também pode utilizar ferramentas como o Google Ads para recolher dados de clientes e ver que outros interesses podem ter.
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